22 MAI 2019
Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra a gripe e alerta que data final é dia 31 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde Araçariguama divulgou nesta terça-feira, 21, o balanço parcial da Campanha de Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), transmissor da gripe. A ação de prevenção teve início no dia 10 de abril e realizou o “Dia D” no dia 04 de maio, em todo o município de Araçariguama.

Até a data de ontem (20) foram aplicadas 3453 doses da vacina, o que corresponde a quase 70% da população pertencente aos grupos de risco que é de 4979 pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 90% deste público.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), foram aplicadas 1115 doses, 66% do total de 1685. No grupo gestante foram aplicadas 220 doses, 96% do total de 227 que precisam ser vacinadas. Puérperas com até 45 dias após o parto, 28 imunizações do total de 37, o que representa 75% já alcançada. Idosos com 60 anos ou mais, foram 1129 pessoas imunizadas, 79% do total de 1417 pessoas alvo. Professores das redes públicos e privadas alcançaram a meta de 54%, foram aplicadas 228 do total de 420. Pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas) foram 513 doses aplicadas do total de 1136 , apenas 45% da meta. Já os trabalhadores da rede de saúde receberam 220 doses, das 266 disponíveis, totalizando 82% da meta de imunização.

A Secretária Municipal de Saúde, através da enfermeira Kellin Cristina(centro de epidemiologia) alerta sobre a preocupação em imunizar a todos. “Alertamos para a importância de imunizar a todos os munícipes, para se protegerem não só da gripe, mas também de suas complicações que ela pode causar, como a pneumonia, que tem maior ocorrência na época do inverno", finalizou Kellin.

Lembrando que a campanha segue até o dia 31 de maio, de segunda a sexta feira, das 08h00 às 15h00 na AME ou UBS Terra Baixa.

*percentuais aproximados