05 SET 2021
PLANEJAMENTO
Dia da Amazônia
Dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro. A data comemorada tem como objetivo de chamar atenção da população para um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

Esse bioma, que possui 4,196.943 milhões de km2 de floresta e abrange nove países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela), apresenta 26% da sua área protegida em território brasileiro, porém, infelizmente, muitos ignoram essa proteção.

A Amazônia vem sofrendo constantes diversas queimadas, desmatamento e extração de ilegal de madeira. Nesse sentido, e de acordo com o Greenpeace, “entre agosto de 2017 e julho de 2018, foram derrubadas cerca de 1.185.000.000 (um bilhão, cento e oitenta e cinco milhões) de árvores”.

Vamos se conscientizar, preservar e cuidar mais de uma das maiores riquezas que possuímos, pois a Amazônia desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental e influencia direta sobre o regime de chuvas em toda a América Latina.

Viva o Dia da Amazônia!