26 SET 2021
NOTA OFICIAL RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa o cancelamento do retorno presencial às aulas previstas para 04 de outubro de 2021.
Após análise do Planejamento de Retorno previsto na RESOLUÇÃO 17/2021, a Secretaria Municipal de Educação observou a impossibilidade de retorno em face da ausência de condições para um retorno seguro.
Portanto, levou à discussão ao Comitê Intersetorial “Volta às Aulas” , Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes do Sindicato dos Professores da Estância Turística de São Roque, Ibiúna e Araçariguama (SINPRO).
Os orgãos deliberaram para que houvesse a suspensão do retorno até 18/10.
Informamos também que, conforme a Resolução 17/2021, o recesso finda-se aos professores em 24/09.
Assim sendo, o Ensino Remoto será retomado em 27/09 com envio de atividades domiciliares.
Em 04/10, os professores retornão para as Unidades Escolares em jornada flexível (em escalonamento), para fins de atividades de acolhimento e ambientação profissional.
Importante destacar que a decisão de suspensão do retorno foi tomada em diálogo com os órgão citados, os quais tem as seguintes representações:
(I) Secretaria de Saúde;
(II) Conselho Tutelar;
(III) Professores, Diretores Escolares (escola pública e privada), Sociedade Civil, Pais de Alunos, Advogados, Vigilância Sanitária, entre outros.
A Secretaria Municipal de Educação frisa que o retorno deve ser com total segurança, respeitando-se todos os critérios e condições para cumprimento do planejamento educacional.
Neste mesmo sentido, avalia-se a importância da segurança à saúde contra a covid 19 aos profissionais da educação, familiares e alunos.
Por este ato decisório, reafirmamos a perspectiva de educação em defesa da vida, tendo em vista que a “educação é vida no sentido mais autêntico da palavra”.
Agradecemos a compreensão de todos.
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos!