30 MAI 2019
Projeto ‘Buzum!’ é apresentado para as crianças de Araçariguama

Uma parceria entre a Secretária Municipal de Educação, o Instituto CCR e a Via Oeste, trouxeram para a cidade de Araçariguama o projeto BUZUM, que tem como finalidade a apresentação de espetáculos gratuitos, dentro de ônibus, para os alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos assistiram o espetáculo - “Caipira” - e após a seção receberam um gibi e um teatro de papel para montar. Ao todos foram mais de 450 crianças beneficiadas. “Um excelente projeto que já realizamos outros anos, e espero que continue por muito tempo”, comentou Iara Costa – responsável pela EMEI JK.

Espetáculo “Caipira”

Com nuances rústicas, a peça “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

A história é encenada pelos divertidos atores, um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os “seres encantados” e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.

Imagens: Guilherme Rocha – SECOM