30 MAI 2019
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta 31.05

Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou contra a Influenza tem até sexta-feira 31.05 para ir ao AME – Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas ou na UBS Jardim Brasil, das 8h às 15h para se proteger.

A definição do público-alvo é feita pelo Ministério da Saúde e tem como base os grupos que possuem maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves da doença após infecção pelo vírus influenza. A vacina disponível na campanha atual é trivalente e protege contra três subtipos do vírus gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B).

“A dose protege contra a gripe pelo período de um ano, por isso, quem se vacinou ano passado deve tomar a vacina novamente nesta campanha. Nosso objetivo é ampliar a cobertura antes da chegada do inverno, quando a circulação do vírus é mais intensa”, detalhou a enfermeira Akellin da Vigilância Epidemiológica.

Para ser vacinado, basta apresentar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas, funcionários do sistema prisional precisam apresentar holerite ou crachá. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses ou prescrição médica.

Para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre risco-benefício da vacina antes da administração de uma nova dose. Pessoas com febre alta devem adiar a vacinação até a resolução do quadro.