27 JUN 2019
GOVERNO
Prefeitura e Defesa civil estão com atenção redobrada devidos aos focos de queimadas na cidade

A preocupação da Prefeitura Municipal de Araçariguama e da Defesa Civil com as práticas de queimadas acontece o ano todo, mas se intensifica principalmente nos meses de julho a outubro, considerados meses onde o clima é bastante seco.

Além de causar prejuízos ao meio ambiente, as queimadas têm como principal efeito os malefícios à saúde humana, que sofre especialmente com problemas respiratórios provocados fumaça aliada à baixa umidade do ar.

Diante desta constante realidade, a Defesa Civil elencou algumas importantes orientações para a população:

– Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente aquelas de grande circulação de veículos;

– Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e, são um sério perigo para refinarias e indústrias químicas. Além disso, soltar balão é crime previsto pela Lei 9.605/98;

– Evite acender fogueiras;

– Evite qualquer tipo de queimadas por conta da fuligem e dos poluentes que são expelidos no ar, contribuindo e favorecendo o surgimento e aumento dos quadros alérgicos;

– Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentada por lei) avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;

– Nunca faça queimadas próximas à rede elétrica;

– Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;

– Informe quando houver qualquer indício de fumaça, para o fogo seja combatido logo no início.

Todas as denúncias de suspeitas de incêndios criminosos são encaminhadas através dos números 4136 4900 / 996299530 que funcionam 24 horas por dia.