19 JUL 2019
SAÚDE
Ministério da Saúde faz distribuição parcial de vacinas e Araçariguama sofre com isso

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT), encaminhou as regionais de saúde dos estados, que por sua vez repassou aos municípios, a Nota Informativa Nº 9/2019 que dispõe sobre a situação atual de distribuição de imunobiológicos.

Segundo o documento o Ministério da Saúde não está realizando a distribuição total e somente parcial de algumas vacinas e soros.

Com isso, Prefeitura de Araçariguama, através do Secretaria de Saúde e por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que algumas vacinas estão em falta nas unidades de saúdes do município, dentre elas a BCG e a penta valente, sem data prevista para o reabastecimento.

BCG - Bacillus Calmette Guérin é uma vacina frequentemente administrada para prevenção da tuberculose, obtida pela preparação da bactéria Mycobacterium bovis em estado atenuado

Vacina Pentavalente é indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus, influenza e tipo b.