22 AGO 2022
Atenção!!!
A Secretaria de Assistência Social vêm por meio deste informar que  presta um atendimento humanizado e diário à população em situação de rua que se encontra no município.
Não podemos recolher bens e pertences desta população que possui o direito de ir e vir e se encontra em extrema vulnerabilidade social onde, geralmente, estão com seus vínculos familiares rompidos e direitos fragilizados.
Trabalhamos em rede com a Saúde, Defesa Civil, GCM e ONGs, atendendo essa população nas suas individualidades e peculiaridades, tentando de todas as formas que retornem aos seus familiares, mas nem sempre é possível, pois não aceitam ou não querem conviver com as  regras da sociedade.
A Secretaria de Assistência Social, realiza diuturnamente abordagens sociais pontuais ou através de  denúncias, pelo telefone do plantão social (11)93033-7189,  realizando um trabalho em rede principalmente com a Secretaria de Saúde através de atendimentos desta população no Pronto Atendimento ( PA) e  encaminhamentos ao Centro de Apoio Psico Social (CAPS ), Centros Terapêuticos e Programa Recomeço do Governo Estadual, onde são ofertados serviços e atividades mas que, geralmente, recusam em participar.
Salientamos e esclarecemos que muitas pessoas em situação de rua que chegam no município são oriundas de outras regiões / Estados, os chamados trecheiros, que devido à aproximidade com a Rodovia Castelo Branco, acabam por entrar no município.
O município não possui abrigo.
A SAS oferece orientações, encaminhamentos e auxílios  quando necessários para que essas pessoas retornem aos seus locais de origem/ familiares.
É um trabalho árduo, porém, faz parte das políticas públicas.
Ressaltamos que os moradores que se encontram em situação de rua no município, são oriundos da cidade, mas por decisão  própria não querem retornar aos seus lares.