09 SET 2022
Capacitação gratuita
ATENÇÃO!
Aprenda a Realizar e Vender Reparos Elétricos
O SEBRAE em mais uma parceria com o SENAI está trazendo à Araçariguama este Curso que tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução e manutenção de rede elétrica de baixa tensão em edificações, com início em 7 de Novembro e duração de mais de um mês de aulas presenciais de segunda à quinta-feira no salão paroquial das 13:00 às 17:00. Lembrando: Vagas Limitadas! Para fazer a inscrição basta enviar uma mensagem via WhatsApp nos números (11) 97152-4612 ou (11) 93727-9684.
PROGRAMAÇÃO:
- Corrente Elétrica: Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medida.
- Circuito Elétrico: Definição; Circuito Elétrico Elementar; Tipo.
- Resistência Elétrica: Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medida.
- Associação de Resistores em Série, em Paralelo e Mista: Definição, Resistência Elétrica Equivalente; Fórmula; Aplicação.
- Tensão Elétrica: Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medida; Tensões Usuais.
- Potência Elétrica: Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medida; Fórmula.
- Eletromagnetismo: Regra da Mão Direita; Solenóide; Polaridade.
- Orçamento: Definição; Tipos; Elementos; Custos; Margem; Levantamento de Materiais; Cotação.
- Segurança do Trabalho: Causas de Acidentes; Prevenção de Acidentes; Análise Preliminar de Riscos; Ergonomia; Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; Legislação.
- Meio Ambiente: Descarte de Resíduos; Impactos Ambientais; Normalização.
- Ligação a Terra (Aterramento): Definição; Técnicas de Aterramento; Tipos de Aterramento.
- Fatores que influenciam no dimensionamento: Fios e Cabos Elétricos; Eletrodutos.
- Proteção das Instalações Elétricas: Disjuntores; Fusíveis; Dispositivos Diferencial Residual.
- Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS): Definição; Tipos; Nomenclatura; Capacidade de Corrente; Coordenação de Circuitos.
- Circuito Alimentador e de Distribuição: Definição; Tipos de Distribuição; Manobra e Proteção dos Circuitos; Categorias de Emprego das Proteções; Fator de Demanda; Quedas de Tensão Admissíveis Normalizadas; Potência Máxima por Circuitos; Quadros.
- Emenda de Condutores: Em Linha; Em Derivação; Em caixas de Passagem; Com Bases Conectoras; Para Alta Corrente; Soldar Emendas de Condutores; Isolar Emendas de Condutores.
- Instrumentos de Medição: Multímetro Digital; Volt/Amperímetro Alicate; Características Gerais; Seletor de Função; Seletor de Alcance; Indicações do Display; Recomendações de Uso e de Segurança.
- Leitura e Interpretação de Diagramas: Tipos; Simbologia; Aplicação.
- Sistemas de Iluminação: Diretos com Lâmpadas; Dimerizados; Acessórios; Normas Aplicáveis.
- Instalação de Quadro de: Distribuição com Quatro Circuitos Comandados por Disjuntores; Entrada; Distribuição e Circuitos de Alimentação de Lâmpadas e Tomadas; Equipamentos Audiovisuais para Chamadas.
- Materiais, Ferramentas, Equipamentos, Instrumentos.