Prefeitura de Araçariguama - SP
Acompanhe-nos:

08/08/2019 às 15:46:00
Equipe da Saúde de Araçariguama participa do VI Curso Estadual do Programa Agita São Paulo na cidade de São Pedro

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou do VI Curso Estadual do Programa Agita São Paulo, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de julho, na cidade de São Pedro. A Coordenadora Fátima Alamino e a enfermeira Erika Alves, participaram representando a cidade.

O programa foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

O evento em São Pedro teve como objetivo a formação de multiplicadores do programa, ou seja, divulgar o benefício da atividade física nos municípios através de alguns de seus Programas, tais como: Agita Idoso, Agita Deficiente, Agita Servidor, Agita Galera, dentre outros.

Devido ao aumento da população de idosos, mundialmente, o principal foco foi o programa “Agita Idoso”. “É importante mostrar para os idosos o benefício da atividade física e que consigam passar pelo processo do envelhecimento  de uma maneira mais saudável, existem estudos que comprovam os benefícios dos exercícios e o quanto diminuem os gastos com remédios e internação, faz também com que os idosos desenvolvam laços de amizades, diminuindo também a taxa de Depressão”, comentou a enfermeira Fatima Alamino - coordenadora do Agita Araçariguama.

Nas novas recomendações feitas pelo CDC (Abby King et al) há grandes evidências de que a atividade física não precisaria ser realizada em sessões de 10 minutos para que tenha um impacto positivo sobre a saúde; assim como as evidências confirmam o efeito positivo da atividade física de leve intensidade no risco de morte por todas as causa, morte cardiovascular e diversas co-morbidades, como o diabetes tipo 2.

Três slogans serão trabalhados na campanha:

• Todo Passo Conta, contra o Sedentarismo
  • Todo Passo Conta, para a Promoção da Saúde
  • Melhore Sua Saúde: Todo Passo Conta!

Foto - divulgação

Legenda da esquerda – Dr. Guedes (Ex-secretário de saúde de São Paulo),Erica Alves(enfermeira), Fatima Alamino(coordenadora do Agita em Araçariguama) e  Dr. Victor Matsudo (Coordenador Geral do Programa Agita SP)

Fonte: PMA

Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos