15 AGO 2019
SAÚDE
Ministério da Saúde envia vacinas de maneira parcial e Araçariguama sofre com a falta de BCG, Penta e DTP

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis (DEIDT), encaminhou as regionais de saúde dos estados, que por sua vez repassou aos municípios, a Nota Informativa Nº 15/2019(nota anexo) que dispõe sobre a situação atual de distribuição de imunobiológicos.

Segundo o documento o Ministério da Saúde (em anexo), a distribuição está da seguinte maneira;

Envio parcial – Vacina BCG: distribuído quantitativo correspondente a 68% da cota mensal estadual. Nesse mês, foi distribuída a vacina BCG 20 DOSES da Serum India, visto que lotes da vacina do laboratório Fundação Ataulpho de Paiva - FAP aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS.

Em Desabastecimento – Vacina pentavalente: 420.000 doses do laboratório Serum obtiveram a autorização para Baixa do Termo de Guarda dia 05/07. Já as 3.250.000 doses da Biological, o parecer da OPAS foi favorável, mas ainda aguarda os resultados do INCQS. Vacina difteria, tétano e pertussis (DTP): Aguardando a Baixa do Termo de Guarda pela Anvisa. Estoque estratégico mínimo está sendo mando por esse Ministério da Saúde.

Com isso, a Prefeitura de Araçariguama, através do Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que algumas vacinas estão em falta nas unidades de saúdes do município, dentre elas a BCG, PENTAVALENTE e DTP, sem data prevista para o reabastecimento.

Vale ressaltar que a compra das vacinas não é de responsabilidade do município de Araçariguama, e sim pelo Ministério da Saúde, quem manda para o Estado de São Paulo, e a Secretaria Estadual realiza a distribuição aos municípios.

Veja a nota na integra;