06 SET 2019
GOVERNO
Prefeitura de Araçariguama se reúne com empresa de transporte Vertion e aplica multa por não cumprimento de serviços

Na tarde desta quinta-feira (05), a prefeitura de Araçariguama, por meio da Comissão de Fiscalização de Transportes Urbanos, se reuniu com os representantes da empresa Vertion Transportadora e Turismo LTDA. O objetivo da reunião foi para demonstrar aos responsáveis pela empresa, as grandes queixas da municipalidade, demonstrando a insatisfação com os serviços prestados, principalmente com os constantes atrasos em algumas linhas, a falta higienização em alguns ônibus, falta de manutenção preventiva, dentre outros itens negativos, que vem prejudicando o bom andamento dos serviços do transporte urbano, e por consequência desagradando a população que utiliza tais serviços.

Por conta de todos esses fatores, e especialmente por conta dos atrasos ocorridos na data de ontem (04), na linha do bairro Ibaté, a Comissão de Fiscalização decidiu pela aplicação de nova multa no valor de 2% do valor do contrato. “Estamos trabalhando para melhorar os serviços de transportes da cidade, e uma das maneiras é a cobrança junto a empresa com advertências e multas. Nossa população não pode ser prejudicada”, comentou a prefeita Lili Aymar.

A empresa tomou ciência de que deve se considerar notificada de suas falhas e para evitar a rescisão contratual deverá cumprir suas obrigações de maneira eficaz e eficiente em favor de nossa população. Para tanto, a Comissão notificou através da ata presencial a empresa para que a mesma tome as seguintes medidas abaixo descritas:

1 – Prazo de 24 horas a apresentação de um novo plano de trabalho no tocante a espaçar os horários de maneira que atenda a contento população do Município de Araçariguama;

2 – A Empresa apresentará em no máximo 05 (cinco) dias um plano de manutenção de maneira amplamente divulgada a população através de panfletos, materiais jornalísticas, publicação e afixação nos próprios veículos e abrigos entre outros que se fizerem necessários, para dar publicidade ao plano de manutenção e higienização dos veículos;

3 – A Empresa se compromete a cumprir no prazo de 90 (noventa) dias, a partir deste ato, colocar em funcionamento 02 (dois) ônibus semi-novos, e com mínimo 2016 ou superior, bem como colocar a disposição das linhas, mais 02 (duas) Vans, com ano mínimo 2015, com no mínimo 16 (dezesseis) lugares - Tal substituição se dará em virtude da necessária renovação da frota e no caso das Vans, para atender a população em locais de difícil acesso ou com poucos passageiros.

4 – A Empresa se compromete no prazo de 90 (noventa) dias a contar desta data a transferir todos veículos que prestam serviços no Município, para emplacamento em Araçariguama.

Ficou notório que em função da última reunião, em 15 de Junho, a empresa se comprometeu e cumpriu vários itens exigidos pela Comissão de Fiscalização, destacando-se os seguintes pontos:

1- Implantação GPS de localização de todas as linhas;

2- Seguro APP responsabilidade civil, que opera em todas linhas;

3 – Criou aplicativo para rastreamento de toda frota pela população de Araçariguama;

4 – Criou o SAC – Serviço de Atendimento ao cliente, sob telefone (011) 4204-8809;

5 – Instituiu o Plano de Trabalho de manutenção preventiva, que deverá ser aprimorado e melhor divulgação pela empresa junto a toda população de Araçariguama;

6- Substituiu 02 (dois) ônibus ano 2009, por 02 (dois) ano 2011.

Porém também foi observado que a empresa deixou de cumprir os itens;

1 – Implantação de filial da empresa junto ao Munícipio de Araçariguama;

Para o item não cumprido, foi dado o prazo de 45 (quarenta e cinco dias) máximos e improrrogáveis e para atendimento do solicitado, sendo que se da o prazo de 30 (trinta) dias para que todos veículos da Empresa Vertion Transportadora e Turismo LTDA-ME, mesmo estando emplacadas no Município de Araçariguama, apresente a Comissão de Fiscalização de Transporte Coletivo todos os termos de cessão, ou comodatos dos veículos utilizados.

Ainda, por fim e por determinação da chefe do executivo que a cópia da ata, fosse encaminhada a Câmara Municipal de Araçariguama.