Prefeitura de Araçariguama - SP
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
19 SET 2019
O “Dia D” da vacinação contra o Sarampo em Araçariguama foi um sucesso

No último sábado (14) a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Vigilância Epidemiológica, realizou o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.

A intensificação ocorreu na UBS Terra Baixa e na UBS 3(Santa Cruz), e atendeu mais de 330 pessoas, que estavam com a vacina do sarampo pendente. O “Dia D” serviu para atualização das carteirinhas de vacina que estavam em atraso, conforme o calendário nacional de imunização.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas que pode ser quase completamente evitável quando as pessoas recebem as duas doses recomendadas da vacina, diz a OMS. A vacinação continua a ser a forma mais eficaz de prevenir a doença, reforça a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quais são os sintomas da doença? - Coriza, tosse, conjuntivite e febre (igual ou maior que 38ºC). Poucos dias depois, a febre fica mais alta (maior que 39°C) e aparece o exantema ou rash ("grosseirão no corpo", com manchas vermelhas que começam geralmente no rosto e na parte de trás das orelhas e pescoço). Essa fase pode durar até cinco dias, mesmo período em que a febre começa a abrandar.

Fotos – Guilherme Rocha (SECOM)

Fonte: PMA
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR