25 SET 2019
OBRAS
Mina do Ouro, que era visitada por Dom Pedro, tem sua entrada principal localizada, após ser soterrada em Araçariguama
AVALIAR

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Obras, vem realizando um trabalho constante de recuperação, para resgatar a “Mina do Ouro”, que sofreu desmoronamentos na gestão anterior, por falta de manutenção e conservação.

Após dois anos de intensos trabalhos realizados pelas equipes da secretaria de obras, com a retirada de mais de cinco mil caminhões de terra que estavam sobre a Mina do Ouro, finalmente a entrada original da Mina foi localizada, e com o trabalho constante logo estará em atividade novamente, para receber a população e os turistas, uma vez que a “Mina do Ouro” foi reconstruída e restaurada pela primeira vez, na gestão do ex-prefeito Carlos Aymar.

Para a prefeita Lili Aymar, os trabalhos incessantes na Mina do Ouro vão continuar, já que falta pouco para reinaugurar. “Estou muito satisfeita com a reconstrução da nossa história, e que agora, depois de todo esse tempo, falta pouco para que a Mina do Ouro volte a receber visitas. Só lamento que a gestão anterior, tenha sido tão displicente e inconsequente com o patrimônio histórico de nossa cidade” – comentou a Lili Aymar.

Além da Mina do Ouro, também estão sendo restaurados; o Museu, a Capela datada de 1605 e o gabinete histórico, que serviu a Dom Pedro I e Dom Pedro II, entre 1826 e 1846, quando realizavam visitas constantes na cidade, por causa Mina do Ouro.

“Eles também abandonaram e destruíram o Parque da Mina, a Arena América, o Desbravador, Museu da Mina, Capela datada de 1605 - um crime contra nosso povo e linda história”, finalizou a chefe do executivo, que pretende reinaugurar todas estas restaurações e revitalizações no dia 4 de dezembro, nas comemorações de 414 anos de fundação de Araçariguama.

Foto Duda Viana