24 SET 2019
Jovens de Araçariguama participam de Juramento à Bandeira na manhã desta terça-feira (24)

Na manhã desta terça-feira (24), a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Relações de Trabalho, em parceria com a Junta Militar do município, realizou o Juramento à Bandeira com os jovens de Araçariguama – ao todo 116 jovens alistados estiveram presentes para receber o certificado de reservista.

Estiveram presentes, ao lado da prefeita Lili Aymar, os vereadores secretários Fabio Aymar(Ind.Com. e Rel. do Trabalho), Paulo Volcov (Planejamento), Raimundo Tilápia(Esportes), José Fernandes Costa (habitação); dos vereadores Moisés Arruda, Lili Marques, Rogério Guilherme, Marinaldo de Deus, Marcelo Aguiar; e dos  secretários Michel Vicentine(Educação, Cultura e Turismo), Israel Pereira(Governo), Luiz Fiorito(controladoria) e Iriana Rodrigues (saúde).

O ato teve, como objetivo, a entrega dos Certificados de Dispensa e Incorporação dos nascidos em 2001, que desobrigam os rapazes a servirem o Exército Nacional. Mesmo dispensados, os jovens assumem o compromisso de permanecer à disposição do Exército Brasileiro, em casos de convocações emergenciais. “Vocês são uma geração privilegiada. Estão de parabéns, pois hoje estão assumindo o compromisso de estarem à disposição "da Pátria. Isso é excelente”, destacou o Tenente Gladstone, que ao lado do Tenente Picciano foram os responsáveis pela condução do evento.

“Este documento é de suma importância para cada um de vocês, me sinto feliz por estar aqui fazendo parte deste momento único e especial onde lhes é entregue um documento que será exigido durante toda a vida, seja para entrar na faculdade, adquirir um emprego, conseguir um visto para viajar para outro país, além de outras necessidades importantes”, destacou a chefe do executivo – Lili Aymar.

O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma maneira dos dispensados jurarem honra e defender a Pátria com sua própria vida - é um ato de cidadania e compromisso. Por ser um dever cívico, está regulamentado pelo Decreto nº 57.654.

O evento ainda contou com a participação das crianças da Fanfarra da Escola Hilda Vieira de Moraes, que se apresentaram para os presentes, e de convidados e familiares dos conscritos. Além de representantes da Junta Militar de Pirapora e de Indaiatuba.