16 MAR 2020
INDUSTRIA, COMERCIO E RELAÇÃO DO T
Prazo para regularizar a situação eleitoral termina em 06 de maio

Quem ainda não realizou sua biometria, tem até o dia 06 de maio para comparecer no Cartório Eleitoral de São Roque (R. Rui Barbosa, 519, Centro), das 12h às 18h, de segunda a sexta, munido de documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal), comprovante de residência recente (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias), certificado de reservista (para jovens do sexo masculino, a partir de 18 anos) e o título de eleitor (se tiver). Se preferir você pode agendar seu atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos precisam realizar o cadastramento. Pessoas com idade acima de 70 anos ou mais, somente se desejarem continuar votando.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. O processo todo leva cerca de 15 minutos e não tem custo para o eleitor.

Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório eleitoral para tirar o primeiro título e pedir transferência de domicílio eleitoral, estando apto a exercer o direito de voto.

Quem não fizer pode ter seu título e outros documentos cancelados, além da perda de uma série de direitos.

Com o título cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.