29 ABR 2019
Dia D da Campanha da Gripe 2019 será realizado no próximo sábado 04 de maio em Araçariguama

No próximo sábado (04.05), Araçariguama realizará o Dia D da Campanha da Vacinação contra a Gripe 2019 em diversos bairros do Município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é ampliar os índices de cobertura vacinal antes do período mais rigoroso de inverno e facilitar o acesso dos munícipes que fazem parte do público-alvo.

No total serão disponibilizados 17 postos volantes instalados em locais distantes do centro da cidade, em horários alternados.

A segunda etapa de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (22) para novos grupos prioritários em todos os postos de saúde.

A campanha, que segue até 31 de maio, passa a abranger idosos (mais de 60 anos), profissionais da saúde, população indígena, professores das redes pública e privada e pacientes com doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde.

Também foram incluídos policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A campanha começou no dia 10 de abril com a imunização de grávidas, crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, e puérperas, que podem continuar procurando as unidades de saúde para tomar a dose.

A vacinação pretende reduzir a ocorrência da doença, as internações e mortes provocadas pela Influenza nos grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de evolução da doença e suas complicações.

A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Os portadores de doenças crônicas mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A contraindicação é para quem tem alergia a ovo.

A vacinação está disponível de segunda à sexta-feira no Ambulatório Municipal de Especialidades na Rua Santa Cruz e na Unidade Básica de Saúde do Jardim Brasil  (Terra Baixa) no horário das 8h às 15h .

Confira os Pontos de Vacinação Volante no dia 04 de maio:

AME -| Ambulatório Municipal de Especialidades | das 8h às 16h

UBS Jardim Brasil -  das 8h às 16h

Bairro Cruz  das Almas (Igreja Assembleia de Deus) – das 8h15 às 9h30

Bairro Caxambu (Bar da Rosana) – das 9h45 às 10h30

Bairro Tanque Velho (Assembleia de Deus – Madureira) - das 12h30 às 13h30

Bairro Meirelles (Fábrica de Bloco do Graciano): 13h50 às 14h50

Bairro Santa  Ella ( Escola Rosalina Silvestrini Bonifácio)   - das 08h15 às 09h30

Bairro Novo Tigrão (Escola Dalcina Pereira Moreira) – das 09h45 às 11h00

Bairro do Viçoso (Igreja do Vale da Benção  na rua tuim,  300)-  das 13h às 14h