09 JUN 2021
Projeto Gestão Participativa e Democrática
SME vai até a escola para diálogo com a Comunidade Escolar
Para promover o engajamento comunitário nas decisões de Gestão Educacional, a Secretaria de Educação tem desenvolvido o "Projeto Gestão Participativa e Democrática", cujo propósito é reunir atores da comunidade, lideranças comunitárias, equipe gestora, profissionais da educação, Conselho de Escola, entre outros agentes que a Comunidade precise envolver para as discussões em pauta.
Nesta manhã de terça-feira, 08/06, a Secretária de Educação Simone Teodoro, Secretário de Esportes Beto Vaz, Diretor de Esportes Nil Oliveira, Comandante Simon, e Líderes do Futsal de Araçariguama, estiveram em reunião com a Equipe Gestora da Escola Tereza de Campos Castro (TCC), no Bairro Terra Baixa, e com o Conselho de Escola, para debater questões da Comunidade Escolar.
Entre os assuntos tratados, foi discutido sobre o requerimento do grupo de jovens do Futsal e Futebol, que solicitavam a liberação da quadra da escola para fins de atividades esportivas em período noturno.
Em decisão conjunta, ficou definido que haverá avaliação da proposta, a fim de estabelecer regras e critérios definidos para garantir procedimentos técnicos da área do esporte, da educação, da segurança pública, bem como dos próprios jovens que se mobilizam pela causa do esporte.
Definiu-se, ainda, que a proposta poderá ser colocada em prática juntamente com o retorno das aulas presenciais, mas desde que definidas as regras para permissão de uso da quadra da escola.
Na conversa com a Comunidade, o Comandante da Guarda Patrimonial frisou sobre as condutas e atitudes que objetivam garantir o cuidado do bem público.
A Secretaria de Esportes se posicionou quanto à importância do respeito às normas estaduais, bem como à atuação do Esportes na Escola.
A Secretaria de Educação pontuou que a intenção é o fortalecimento da relação da comunidade escolar por meio de ações conjuntas e destinadas à conscientização do espaço escolar enquanto extensão da casa dos alunos e moradores ao entorno.
Neste sentido, é necessário que a proposta esteja bem analisada, organizada e com definição de regras pelas partes envolvidas, de modo a assegurar que se tenha êxito com as ações.
A reunião foi finalizada com o agradecimento dos jovens que procuraram a Secretaria de Educação para serem ouvidos quanto ao requerimento, observando-se ainda a participação efetiva do Conselho da Escola, que continuará presente nas tomadas de decisões junto à Gestão Escolar.