29 JUN 2021
Tratamento domiciliar contra Covid-19
Hoje temos 169 pessoas em tratamento domiciliar contra Covid-19 em Araçariguama, um número alarmante e que triplicou nas últimas 4 semanas. Este número envolve novos casos confirmados e outros em tratamento preventivo. A maioria dos novos casos confirmados ou suspeitos estão entre aqueles que tem buscado ajuda médica nas quintas ou sextas feiras, ou seja, de 4 a 5 dias após os finais de semana, quando a cidade tem sofrido com elevados focos de aglomerações em áreas públicas e privadas. Caso este número de doentes continue a crescer ou apresente uma piora de estado clínico, poderá desencadear um colapso no sistema de Saúde Municipal. Considerando que contamos somente com 5 leitos de UTIs covid-19 Suporte Respiratório e 6 Leitos de Enfermaria Covid-19, isso poderá acarretar na perda de muitas vidas em questão de dias. Sendo assim, pedimos que, por duas semanas, a população respeite e cumpra o decreto municipal que visa baixar o número de contaminados e tirar a Saúde do risco de um colapso.
Com colaboração responsável da população, acreditamos ser este, o último decreto restritivo necessário, levando-se em conta o avanço da vacinação. A partir desta quinta, 01 de julho, estaremos triplicando o número diário de vacinas aplicadas, dando ainda mais fluidez e celeridade ao processo. Também nesta quinta, iniciaremos a imunização em adultos de 40 a 49 anos com senha, enquanto que o público de 50 anos ou mais passará a ter direito a "livre demanda", ou seja, sem a necessidade de prévio agendamento e senha, assim como os públicos anteriores (idosos de 60 anos ou mais, pessoas com comorbidade, gestantes e puérperas).
Estamos na reta final desta guerra, é hora de união, colaboração e vacinação, não aglomeração. Contamos com você.