Conferência de Cultura de Araçariguama 2024
Conferência de Cultura de Araçariguama 2024
Tema Central: Democracia e Direito à Cultura

Eixo 01: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura
  • Fortalecimento da governança local e gestão cultural.
  • Promoção do fomento e financiamento das atividades culturais.
Conceitos sugeridos: Institucionalidade Municipal, Legislação Cultural Local, Continuidade nas Políticas Culturais Municipais, Direitos Culturais Municipais, Participação Social, Valores Democráticos, Cidadania Cultural, Adaptação da Constituição Federal à Realidade Municipal, Sistema Municipal de Cultura, Pacto Federativo Municipal, Planos Municipais de Cultura, Fomento Público, Valorização dos Servidores Municipais da Cultura, Capacitação de Gestores Locais.
Pergunta geradora: Quais medidas são necessárias para fortalecer e garantir a continuidade das políticas culturais no âmbito municipal de Araçariguama?

Eixo 02: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social Local
  • Territorialização das políticas culturais dentro do município.
  • Promoção da participação social nas decisões relacionadas à cultura local.
Conceitos sugeridos: Exercício de Cidadania Local, Participação Comunitária, Escuta Social, Democratização Cultural, Descentralização das Políticas Culturais Locais, Controle Social, Conselhos Municipais de Cultura, Acessibilidade Cultural Municipal, Participação na Vida Cultural Local, Fortalecimento da Democracia Local, Políticas Afirmativas Municipais, Superação das Desigualdades Culturais Locais.
Pergunta geradora: Que medidas podem ser adotadas para ampliar e consolidar os mecanismos de participação social na cultura local de Araçariguama?

Eixo 03: Identidade, Patrimônio e Memória Araçariguamense
  • Educação sobre a cultura local e integração da cultura nas instituições educacionais.
  • Preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural local.
Conceitos sugeridos: Patrimônio Cultural Local, Identidade Cultural de Araçariguama, Diversidade Étnica e Cultural no Município, Direito à Memória Local, Museus Locais, Acervos Culturais, Arquivos Municipais.
Pergunta geradora: Como a comunidade de Araçariguama pretende garantir o direito à memória e aos bens culturais das populações locais que podem ter sido negligenciadas na história oficial do município?

Eixo 04: Diversidade Cultural e Inclusão de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural Local
  • Implementação de ações afirmativas e promoção da acessibilidade cultural dentro do município.
  • Valorização da diversidade cultural e combate às desigualdades locais.
Conceitos sugeridos: Diversidade das Expressões Culturais Locais, Identidades Culturais de Araçariguama, Interculturalidade Local, Interseccionalidade, Ações Afirmativas Municipais, Inclusão de Gênero, Raça e Pessoas com Deficiência, Diversidade Sexual, Acessibilidade na Política Cultural Municipal.
Pergunta geradora: Quais ações podem ser implementadas para garantir a promoção e proteção da diversidade cultural e dos direitos, reconhecendo as diferenças, desigualdades e relações de poder entre os grupos e territórios dentro de Araçariguama?

Eixo 05: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade Cultural Local
  • Desenvolvimento de estratégias para impulsionar a economia criativa local.
  • Promoção de formas sustentáveis de trabalho na área cultural.
Conceitos sugeridos: Fomento à Economia Criativa Local, Economia Solidária, Dimensões Econômicas, Simbólicas e Sociais da Cultura, Trabalhadores Culturais Locais, Cadeias Produtivas Culturais.
Pergunta geradora: Quais políticas públicas podem contribuir efetivamente para fortalecer as cadeias produtivas e os trabalhadores culturais dentro de Araçariguama?
Eixo 06: Acesso às Artes e Linguagens Digitais Locais
  • Promoção da cultura digital dentro do município.
  • Garantia do acesso à produção artística local.
Conceitos sugeridos: Acesso às Artes Locais, Linguagens Digitais, Redes Produtivas das Artes em Araçariguama, Formação Artística Local, Democratização do Acesso, Públicos Locais, Marcos Legais Municipais, Trabalhadores das Artes em Araçariguama, Acessibilidade Cultural Local.
Pergunta geradora: Como podemos criar espaços de diálogo para o desenvolvimento das redes produtivas das artes em Araçariguama, ampliando a produção, difusão e fruição das linguagens artísticas locais? Como garantir o desenvolvimento das redes produtivas digitais das artes em Araçariguama, promovendo a contínua evolução e ampliação do acesso às expressões artísticas locais?

Responda o Formulário abaixo para inscrição

Atenção: O período de cadastro deste formulário expirou.