22 DEZ 2023
ARAÇARIGUAMA É PREMIADO E ESTA ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE MAIS INVESTEM EM ÁREA AMBIENTAL
Com nota 55, a maior da história da cidade, Araçariguama foi anunciada na terça, 19 de dezembro, como uma das melhores cidade do Estado de São Paulo, entre os municípios de 10 a 49 mil habitantes, em investimentos na área ambiental, no Programa Município VerdeAzul - PMVA. Dos 645 munícipios do Estado, apenas 280 receberam a certificação, entre eles, Araçariguama.
O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e do coordenador do programa, André Simas.
Entre os critérios de avaliação utilizados pelo PMVA - Ciclo 2022/2023, estão: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, Araçariguama recebeu um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.
Essa conquista é o resultado do conjunto de ações da política ambiental desenvolvida na cidade e do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias municipais. Esta certificação representa o esforço e empenho da atual gestão, que tem prioridade na preservação do meio ambiente, educação ambiental e ações sustentáveis para garantir o futuro das próximas gerações
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024