24 JUN 2022
Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico apresenta balanço de ações a prefeitos da RMS

O Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico segue avançando com ações em prol de toda a região. Neste mês, o grupo se reuniu com os prefeitos de Araçariguama, Araçoiaba da Serra e Boituva.

Essas três cidades, mais Capela do Alto e Jumirim, integram o pilar de Desenvolvimento Econômico do Comitê Regional da Região Metropolitana de Sorocaba. Membros do Comitê apresentaram aos prefeitos Jose Carlos de Quevedo Junior (Araçoiaba da Serra), Edson Marcusso (Boituva) e Rodrigo de Andrade (Araçariguama) todo o trabalho desenvolvido pelo grupo até o momento.

Lançado em outubro de 2021, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o Comitê Regional de Desenvolvimento Econômico, formado por 23 municípios da RMS, vem elencando as principais ações para serem trabalhadas de forma conjunta pelas cidades pertencentes em diversas áreas, como comunicação e marketing, qualificação de mão de obra e empregabilidade, turismo, inovação e tecnologia, infraestrutura, entre outras voltadas ao desenvolvimento econômico da região.

“O estudo foi todo elaborado em conjunto, respeitando as peculiaridades de cada município e apresentado aos três prefeitos, que enxergam na contribuição do Comitê Regional ótimas ideias de crescimento para a Região Metropolitana”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Sorocaba, Robson Coivo.

“Dentre as propostas, espera-se que o Comitê Regional passe a integrar oficialmente o Subgrupo de Desenvolvimento Econômico da RMS, contribuindo na elaboração de políticas públicas regionais”, explica José Carlos Trindade, controlador de Araçariguama. Para dar sequência à ação, os prefeitos apresentarão a proposta na reunião do Conselho de Prefeitos e para a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM).

“Desenvolvemos também uma importante discussão sobre a necessidade da criação de incentivos fiscais, que viabilizem a vinda de novos empreendimentos de grande porte à nossa região”, destaca o prefeito de Araçariguama, Rodrigo Andrade.

Na terça-feira (21), os membros do Comitê Regional estiveram em Boituva, com a prefeita daquela cidade, Dra. Ana Paula Moura, e com o secretário de Administração, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Mario Fernandes, mais o diretor de Desenvolvimento Econômico, José Aparecido Bastazini, para discutir sobre os temas pertinentes à região.

No encontro, participaram também representantes das cidades de Araçoiaba da Serra, Araçariguama, Sorocaba, Boituva, Cerquilho, Capela do Alto, Ibiúna, Salto, São Roque, Tapiraí e Tatuí. Na oportunidade, a comitiva visitou a Zona Industrial de Boituva e, depois, o complexo de um grupo de cervejarias da cidade.

“O Comitê Regional tem como missão ser um núcleo de planejamento, que busca criar políticas públicas de desenvolvimento econômico, respeitando a individualidade de cada município e evidenciando nossa força regional. Com isso, pretendemos ser a Região Metropolitana mais forte do estado de São Paulo, firmando um compromisso de desenvolvimento sustentável”, conclui o diretor de Desenvolvimento Econômico de Boituva, José Aparecido Bastazini.