11 ABR 2019
Procon de Araçariguama participa de palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor em Mairinque

Organizada pelo Procon de Mairinque, com apoio da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque – ACEMK, a palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor, realizada na Câmara, foi ministrada pelo coordenador do Núcleo Regional de Sorocaba da Fundação Procon, Vasni Perez Junior e pelo coordenador do Procon de Araçariguama, Pedro Henrique Félix.

Estiveram presentes no evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Prefeitura de Mairinque, Manoel Carlos Justo, a coordenadora do Procon Mairinque, Jaqueline de Fátima Ferreira, o representante da Fundação Procon-SP, Sinval Figueiredo Neves, a coordenadora do Procon Ibiúna, Vanessa Atui, o gerente da Associação Comercial e Empresarial de Mairinque, Eric Grignoli e os estudantes da Etec Mairinque, Fadi Sorocaba, Uniasselvi, Unisãoroque e Universidade Brasil - Polo Uniesp São Roque.

O intuito da palestra foi abordar o direito do consumidor, as responsabilidades dos fornecedores e comerciantes quando o produto apresentar defeitos ou o serviço contratado não condizer com o prestado e quais as medidas e prazos previstos na legislação para que o cliente tenha o problema resolvido.

Durante o evento, Vasni Perez Junior abordou questões sobre a Política Nacional de Defesa do Consumidor e a necessidade do desenvolvimento econômico e tecnológico baseada na oferta de produtos/serviços de qualidade, sempre focada na relação transparente entre cliente e fornecedor de modo que o consumidor não tenha dúvidas sobre o item ou serviço adquirido, evitando cair em propagandas enganosas ou práticas abusivas.

O coordenador do Procon de Araçariguama, Pedro Félix, destacou a importância de instruir os cidadãos sobre seus direitos "Como gestores responsáveis de um órgão tão importante como o Procon, temos a obrigação de informar os consumidores, além de desenvolver políticas de educação para o consumo consciente, sustentável e seguro, orientando também os fornecedores para a promoção do equilíbrio nas relações de consumo".

O Procon de Araçariguama, está localizado na Casa do Cidadão que fica na Rua Santa Cruz,  217. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.