Prefeitura de Araçariguama - SP
Principal   Turismo

Cine Avião Juscelino Kubitschek

› Local: Praça Santos Dumont - Araçariguama
Praça Santos Dumont (Avião De Araçariguama - Estrada Aracariguama a Pirapora, Araçariguama - SP, Brasil

Encontra-se na Praça Santos Dumont - Araçariguama - SP

Estrada Araçariguama / Pirapora do Bom Jesus s/nº

Aberto a visitação agendada:

Departamento de Turismo: Henrique Fhilippe

Email: turismo@aracariguama.sp.gov.br

Secretaria de Cultura e Turismo

Cine Avião JK / Praça Santos Dumont - Araçariguama

O Vickers Viscount FAB VC 90 foi o segundo avião presidencial do governo brasileiro. Sua aquisição foi feita em 1954, da Vickers-Armstrong para atender o presidente Juscelino Kubitschek e substituir o avião anterior VC 66, por ser limitado em autonomia e ter pouco conforto.

Foram encomendados 2 unidades, que ficaram designados como VC 90 2100 e VC 90 2101. Sua configuração contava com 71 assentos e 4 motores Rolls-Royce Dart.

Este avião foi bastante usado pelo presidente Juscelino Kubitschek para acompanhar a construção da nova capital Brasília. Foi desativado na gestão do presidente João Figueiredo.[1]

O modelo 2101 encontra-se hoje no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro. O modelo 2100, por sua vez, foi comprado em um leilão da massa falida da VASP pela prefeitura do município paulista de Araçariguama, por R$ 80 mil, e foi restaurado a um custo de R$ 20 mil. A aeronave foi instalada em sua praça principal (Praça Alberto Santos Dumont), como atração turística, para homenagear os cem anos do primeiro voo do 14-Bis. Com a reforma, foram instalados 70 lugares no interior do avião para transformá-lo em cinema, inaugurando o Cine Avião, devido à inexistência de salas de cinema tradicionais na cidade.

Tipo / Missão

Aeronave presidencial

País de origem

Reino Unido