E mais uma vez, Araçariguama é destaque! A cidade foi agraciada com o Prêmio Prefeito Inovador 2025, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD) durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba.
Entre os mais de 60 municípios da região participantes do evento, apenas 11 foram contemplados com a premiação que valoriza cidades com gestores públicos que têm se destacado pela implementação de tecnologias estratégicas e pela promoção de soluções inovadoras que geram impacto positivo na vida da população.
Araçariguama foi destaque pelo Programa Ilumina Araçá. Lançado em 2021, o programa, que é o maior investimento já realizado na melhoria, expansão e qualidade da iluminação pública na cidade, em apenas 4 anos, fez com que Araçariguama saltasse de 0 para 62% do município iluminado com LED, que tem melhor rendimento, baixo consumo de energia elétrica e é mais eficiente do que lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Nove bairros já estão 100% com o sistema (Cintra Gordinho, Jardim Brasil, Terra Baixa, Vila Alumínio, Vila Nova, Vila Real, Igavetá, Bom Jardim e Novo Tigrão). A proposta é que, futuramente, toda a cidade seja beneficiada com essa iluminação.